Share |

Candidaturas de Matosinhos e Porto apresentam propostas para requalificar a Circunvalação

José Soeiro com Fernando Queiroz
José Soeiro com Fernando Queiroz

Os candidatos autárquicos do BE, José Soeiro (candidatura "E se virássemos o Porto ao contrário?" ao Município do Porto) e Fernando Queiroz (candidatura "Concelho Justo, Concelho sustentável" ao Município de Matosinhos) apresentaram propostas para a requalificação da estrada da Circunvalação.

Numa reunião com a comunicação social, junto ao entroncamento da Alameda D. Afonso Henriques com a Circunvalação, os candidatos começaram por afirmar que esta iniciativa conjunta se insere na necessidade de entendimento político dos municípios, e de que, não podem estar de costas voltadas quando em causa estão os interesses dos cidadãos.

José Soeiro lembrou que em 2009 um projecto de sete milhões de euros de fundo comunitários se perdeu por não haver capacidade de articulação entre as câmaras para desenvolver uma candidatura conjunta, revelando a incapacidade das autarquias trabalharem juntas, a que se soma, a presente realidade de não existirem planos intermunicipais de ordenamento do território como a lei prevê.

Uma das razões importantes para que essa candidatura (aos fundos comunitários) tivesse avançado, era a possibilidade de ligação entre os dois espaços verdes, do parque de Real e do Parque da Cidade do Porto com o evidente beneficio para as duas populações.

A requalificação desta via que deve unir os diversos municípios que serve, deverá ter em conta a necessidade de a dotar de passeios para os peões que presentemente têm dificuldades para a sua utilização.

Por outro lado, Fernando Queiroz afirmou a sua convicção de que a Circunvalação no estado em que está é pouco amiga dos utilizadores e muito em especial dos peões, pelos perigos que estes correm quer no seu atravessamento, quer mesmo em percorrê-la.

O crescente aumento de tráfego motivado pela existência de quatro estabelecimentos de saúde e pelo desvio do trânsito devido à criação de portagens nas SCUTS, está a dificultar a utilização desta estrada aberta já nos meados do século dezanove.

O caso da rotunda da AEP também fo abordado, com os candidatos a defender normas de circulação que tornem a rotunda mais fluída.

Na zona do Hospital de S. João e do Pólo Universitário, impõe-se uma remodelação e racionalização dos espaços de estacionamento dos transportes colectivos, que assegure um mais cómodo e seguro acesso dos utentes e melhor fluidez do trânsito. 

A indefinição administrativa sobre a Circunvalação vai ao ponto de recolha de lixos e a limpeza das vias ser descurada, oferecendo um aspecto de abandono.

A ideia de uma circunvalação que divide os municípios, a antiga EN 12,  já não faz qualquer sentido e deve ser substituída por uma avenida que os una, os aproxime, seja amigável e tenha segurança. 

 

Visita:

Facebook da Candidatura "Concelho Justo, Concelho Sustentável"

Facebook da Candidatura "E se virássemos o Porto ao contrário"