Share |

Candidatura Matosinhense do Bloco visita Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual

Fernando Queiroz com a direcção e a coordenação técnica da ALADI
Fernando Queiroz com a direcção e a coordenação técnica da ALADI

Os visitantes foram recebidos pela simpática Direcção e pela coordenação técnica desta associação lavrense, no passado dia 26 de Julho. A instituição conta actualmente com 60 utentes, 32 acolhidos no lar residencial, que com os restantes que são recebidos diariamente, usufruem do centro de actividades ocupacionais (CAO) para desenvolvimento e estimulação das suas capacidades.

A direcção afirmou ainda que tem capacidade para dobrar o número de utentes, não o conseguindo fazer, porque implicaria um acréscimo significativo de funcionários, para o qual a instituição actualmente não tem capacidade financeira, que conjuntamente com as dificuldades financeiras das famílias no pagamento das mensalidades, não têm permitido o aumento do apoio da ALADI a mais diminuídos intelectuais. A ALADI propõe a criação de um fundo municipal de apoio às famílias destes utentes, e a outros diminuídos intelectuais referenciados, mas que não conseguem ter capacidade de suporte das mensalidades.

A direcção também referiu, o aumento significativo das dificuldades, quando o actual executivo camarário cortou os seus apoios à instituição, assim como, acabou com a isenção de pagamento da ALADI das taxas de utilização das piscinas e pavilhões municipais, utilizadas por esta, para actividades com os seus utentes, sobrecarregando ainda mais o orçamento com alguns milhares de euros em pagamento de taxas.

A ALADI dispõe no seu recinto, espaços com hortas biológicas cuja população da vizinhança usufrui, como também, possuía estufas pedagógicas abertas à população e plantio de hortícolas usadas na confecção das refeições, actualmente destruídas pela intempérie ocorrida em Outubro de 2011, as quais, o actual executivo camarário se recusou a ajudar na sua reinstalação.

Os candidatos do BE, demonstraram o seu apreço e reconhecimento pelo trabalho e apoio desenvolvido por esta instituição, sendo inaceitável, a cobrança das taxas municipais pela utilização das piscinas e pavilhões, como o corte dos apoios municipais às colectividades que prestam este tipo de serviço à comunidade, cortes decorrentes da chamada “Lei dos compromissos”, cuja vereação municipal só tem selectivamente sabido contornar para algumas colectividades.

 

ALADI - Associação Lavrense de Apoio do Diminuído Intelectual

Avenida D. Pedro IV, 420, 4450 - 184 Lavra

geral@aladi.pt

 

Fotos da visita no Facebook "Concelho Justo, Concelho Sustentável"