Share |

Visita às instalações da ESAD dos candidatos autárquicos do BE Matosinhos

Fernando Queiroz acompanhado por Ferreira dos Santos com o Eng. José Simões e o Escultor Carlos Marques
Fernando Queiroz acompanhado por Ferreira dos Santos com o Eng. José Simões e o Escultor Carlos Marques

A Candidatura Autárquica do BE de Matosinhos visitou a ESAD e foi recebida pelo director pedagógico Eng.º José Simões e por um administrador, o Escultor Carlos Marques.

A delegação do Bloco de Esquerda de Matosinhos era composta por Fernando Queiroz, Ferreira dos Santos, SÍlvia Carreira e Rui Morgado.

A razão da visita foi explicada pela importância que a ESAD representa para Matosinhos e para o desenvolvimento do Município.

A escola que lecciona cursos em 2 áreas, Design  e Artes tem um universo de cerca de 1.100 alunos.

Os representantes da ESAD salientaram as parcerias estabelecidas com as empresas e com as instituições, como a Câmara de Matosinhos, parcerias que têm permitido a manutenção do alto nível da Escola e a aproximação dos alunos às questões postas pela indústria.

Posta a questão da empregabilidade dos formandos da ESAD, o director pedagógico informou que estudos de 2006/2009 mostravam que apenas 12% dos formandos não encontravam colocação imediata. É natural que  com a actual crise esse índice se tenha alterado.

A uma questão colocada pelos candidatos do Bloco sobre a situação da quadra de Brito Capelo e do Mercado Municipal,  foi respondido que as antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos estão à espera de financiamento e que o que tem vindo a ser feito no Mercado Municipal em termos de Spin Off ou ninho de empresas,  tem chamado à participação jovens com ideias promissoras.

A ideia é de criar em Matosinhos um centro de design no Norte, de apoio às indústrias, prestigiado e inovador.

Os candidatos do BE  falaram da sua preocupação em tirar do marasmo a Rua de Brito Capelo e as adjacentes, preocupação já antiga e que para isso têm desenvolvido os esforços possíveis: desde a instalação da sede concelhia do Partido naquela rua, até às comemorações do 25 de Abril que anualmente se realizam ali, com animação.

Um dos trabalhos desenvolvidos pela ESAD no concelho foi o arranjo e instalação de mobiliário urbano e sinalética da orla costeira.

A ESAD informou estar em processo de internacionalização através de uma parceria com a universidade de Vilnius na Lituânia com intercâmbio de estudantes e de leccionação.

 

Fotos da visita no Facebook da candidatura "Concelho Justo, Concelho Sustentável"