Candidatos do BE Matosinhos visitaram a Associação de Pais das escolas de Perafita

Carlos da Mota, Fernando Queiroz e Ferreira dos Santos com os dirigentes da Associação de Pais das Escolas de Perafita

A Candidatura Autárquica do Bloco de Esquerda de Matosinhos foi recebida, no passado dia 22 de Julho, pela direcção da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Perafita.

Os candidatos Fernando Queiróz, Ferreira dos Santos e Carlos Mota procuraram documentar-se acerca da forma como funciona a Associação e qual a sua influência do ponto de vista do acompanhamento dos alunos e da resolução dos problemas que sempre surgem num agrupamento escolar com cerca de 1360 alunos.

Os dirigentes associativos afirmaram as boas relações  e colaboração existentes com a direcção escolar que têm permitido o desenvolvimento de iniciativas com interesse para os alunos.

Paulo Coelho, dirigente da Associação deu nota da existência de uma percentagem importante de alunos apoiados pela Acção Social Escolar, confirmando a existência crescente de bolsas da chamada pobreza escondida, de famílias que embora com enormes dificuldades motivadas nomeadamente pelo desemprego, mas que têm relutância em pedir auxilio.

São questões de ordem social e ligadas à carência financeira que mais têm preocupado a Associação de Pais, que dentro das suas possibilidades tem procurado conseguir alguma apoio para os casos mais prementes.

Do ponto de vista das iniciativas públicas a Associação relatou a organização de Debates ligados ao Bullyng e ao Cyberbullyng que têm tido boa receptividade local.

Desenvolve igualmente um projecto de ocupação dos tempos livresdos alunos, em parceria com uma empresa credenciada, dado que a escola ainda não tem essa valência.

Está neste momento a perspectivar uma parceria com vista a possibilitar a prática de desporto (futebol) com o apoio da União Europeia de Futebol (UEFA), mais virada para uma prática de desporto saudável do que para a competição.

À pergunta dos candidatos sobre as questões do fornecimento de alimentação aos alunos, os membros da Associação disseram fazer um acompanhamento da qualidade tendo contado com o apoio da nutricionista municipal.

A Associação relatou o facto de ter contribuído para o enriquecimento da Biblioteca Escolar com a oferta de livros provenientes de doações.

A candidatura do BE procurou saber da existência de uma bolsa de manuais escolares, mas tal não existe , embora a direcção da escola financie os alunos mais carenciados na compra de livros.

O encontro terminou com uma visita às instalações do Jardim de Infância das Ferrapas, onde a Associação de pais está instalada.

Fotos no Facebook da candidatura "Concelho Justo, Concelho Sustentável" da visita