Share |

Reunião com sindicatos das pescas

in plubico.pt

As quotas da sardinha e as questões da pesca de cerco têm contribuído, desde há muito, para trazer em polvorosa este sector da pesca artesanal.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda foi convidado para participar numa reunião convocada pela Federação das Pescas, nas instalações da FORMAR, no porto de pesca de Matosinhos. Estiveram também presentes dirigentes de Matosinhos do Bloco.

Fizeram-se representar o Bloco de Esquerda, o PCP, as Câmaras Municipais de Matosinhos, Sines, Figueira da Foz e Peniche, bem como o presidente da Comissão de Pescas da Assembleia da Republica e a directora da Escola FOR MAR.

O motivo fundamental deste encontro foi a discussão das quotas da sardinha, o período de defeso e a necessidade de assegurar os rendimentos dos pescadores durante as paragens forçadas.

Do debate havido, ficaram várias ideias a merecer maior aprofundamento: os valores atribuídos pelo Instituto das Pescas aos stocks existentes em sardinha nas nossas costas não correspondem aos que os pescadores afirmam existirem; a investigação levada a cabo por aquele Instituto parece estar desactualizada; as propostas para capturas na ordem das 10.000 toneladas de sardinha, avançadas pelo Ministério na Nota de Imprensa divulgada, embora não correspondam às necessidades do sector, são já um avanço face às 1.570 toneladas anteriormente referidas. 

De notar que apenas para a indústria de conservas são necessárias mais de 25.000 toneladas de sardinha.

A necessidade de uma investigação fiável que permita uma visão realista dos stocks existentes impõe-se, para permitir uma mais equilibrada avaliação dos recursos e sua distribuição.Os períodos de defeso e o pagamento das consequentes indemnizações aos pescadores mereceram a atenção do debate, assim como a necessidade de maior formação dos pescadores.

O representante dos pescadores de Peniche congratulou-se com a presença dos representantes do Bloco de Esquerda, partido que segundo ele deu apoio aos pescadores nas reivindicações que têm formulado. 

Embora a reunião não fosse propriamente conclusiva algumas das opiniões formuladas deverão merecer maior aprofundamento por parte dos intervenientes.