
O Bloco de Esquerda desde sempre manifestou a sua preocupação com a qualidade dos serviços prestados pelo Serviço Nacional de Saúde, como forma de estender a todos a possibilidade de acesso a prevenção de saúde e a atendimento qualificado em caso de doença.
O Hospital de Pedro Hispano, como base da Unidade Local de Saúde de Matosinhos constituiu uma enorme mais-valia para o concelho.
O sistema de prestação de serviços de saúde que foi instalado neste concelho, baseado na coordenação entre os centros de saúde e o hospital foi uma inovação que trouxe benefícios ao S.N.S. e desde logo aos utentes.
Com o sistemático ataque ao SNS, visando a entrega a privados da prestação de serviços, muitas das valências que o Hospital Pedro Hispano oferecia à população foram sendo encerradas ou transferidas.
Não será por mera coincidência a abertura de vários estabelecimentos de saúde privados no concelho e nas proximidades.
É bem conhecida a opinião de vários especialistas ligados aos negócios mais lucrativos de que os lucros dos negócios com a saúde só são suplantados pelo negócio das armas. Daí a forte apetência pela privatização dos serviços de saúde que possam ser lucrativos, deixando ao SNS uma espécie de assistência de segunda, destinado aos mais pobres.
O Estado é um dos mais importantes financiadores da prestação de serviços privados de saúde, muitas vezes pagando serviços que poderiam ser fornecidos pelos hospitais públicos, se a estes não estivessem a ser cortados os financiamentos e afastado o pessoal especializado.
As explicações que nos são dadas para os cortes nos serviços de saúde não passam de desculpas esfarrapadas para justificar a entrega de serviços a entidades privadas, muitas das quais não sobreviveriam sem esses serviços.
Não foi, de todo, esse o espírito do legislador que levou à criação do Serviço Nacional de Saúde, que constitui uma das maiores conquistas da democracia e é uma marca indelével do 25 de Abril.
Embora esta não seja uma matéria da competência do poder autárquico, a Câmara Municipal, em defesa dos interesses dos seus munícipes deve tomar posição para impedir o desmantelamento das valências do Hospital do concelho e exigir que as condições de acesso da estrada A 28 sejam concretizadas assim como o acesso por rampa à entrada principal seja melhorada.
O Bloco de Esquerda de Matosinhos compromete-se a tudo fazer para que o Serviço Nacional de Saúde mantenha e melhore a sua qualidade no concelho, bem como continue acessível a todos os portugueses.