
Uma delegação do Bloco de Esquerda agendou uma visita às instalações do Canil Municipal para colher informações sobre a situação e o funcionamento desta estrutura municipal, que funciona em ligação com a SUMA.
Como está na moda a utilização de cães e gatos como animais de companhia a crise que o país atravessa tem vindo a prejudicar os proprietários destes e verifica-se a existência de numerosos animais abandonados por dificuldades económicas das famílias de acolhimento.
Tal situação pode provocar sérias ameaças à saúde pública pela possibilidade de transmissão de doenças infecciosas e parasitárias pelo que compete às câmaras municipais contribuir para minorar esses problemas.
A actual política municipal de erradicação de animais errantes não parece estar a resolver adequadamente este problema, dado que se verifica um aumento do número e animais errantes no Concelho.
O Bloco de Esquerda de Matosinhos apresentou propostas visando promover a esterilização dos animais errantes como meio de evitar a sua multiplicação, o controlo das colónias existentes bem como outras medidas profilácticas.
Foi nesse sentido que os bloquistas procuraram inteirar-se das condições de prestação desse serviço municipal.
Apenas foi possível fazer uma rápida visita às instalações que se constatou serem já de alguma forma insuficientes. Para mais tarde será agendada uma reunião com a vereadora responsável afim de receber informação mais aprofundada.