Share |

Visita dos candidatos do BE pelo distrito ao programa Autoestima

Uma comitiva de candidatos distritais do Bloco de Esquerda, integrando os candidatos José Soeiro, Luis Monteiro e Ernesto Magalhães e dirigentes da concelhia do BE, visitou o espaço do projecto AUTOESTIMA de Matosinhos. Este projecto da responsabilidade da ARS Norte faz parte do Departamento de Saúde Pública desde 2009.

A responsável por este programa, Dra. Cecília Eira, bem como as técnicas de serviço social, prestaram todos os esclarecimentos aos candidatos, dando nota que este programa visa melhorar o acesso aos cuidados de saúde e aos apoios psicossociais das(os)  trabalhadoras(es) do sexo, diminuir a incidência das IST (Infecções sexualmente transmissíveis), com consultas médicas e de enfermagem, vacinações e distribuição de preservativos e de lubrificantes e de folhetos informativos. Promove, igualmente, o apoio psicológico e jurídico.

Promove contactos de proximidade, por intermédio de uma unidade móvel que visita os locais onde estas(es)  trabalhadoras(es) exercem a sua actividade,   disponibilizando-lhes   instalações para  cuidados de higiene (chuveiro e lavandaria).

Este serviço anteriormente sediado nas instalações da antiga Maternidade dos pescadores, edifício actualmente ao abandono e em risco de ruina, transitou para instalações no antigo hospital de Matosinhos.

O extraordinário serviço prestado por este serviço pioneiro deve-se, em grande parte, à   motivação e entrega do pessoal técnico, que com grande dedicação ultrapassam as dificuldades de falta de pessoal, nomeadamente  de pessoal de enfermagem e de psicólogos.

O deputado José Soeiro afirmou que o programa eleitoral do Bloco integra a necessidade de aumentar os direitos dos trabalhadores do sexo e a melhoria das suas condições de vida, estando em consonância com a prática e os objectivos deste projecto.