Share |

Visita de Bloquistas ao C.I.V.A.S. da Senhora da Hora

BE visita ao C.I.V.A.S. , Sra. da Hora
Foto de Maria Manuel Rola

Os deputados Domicilia Costa e José Soeiro do Bloco de Esquerda integraram uma delegação de que fizeram parte vários dirigentes e autarcas do partido, que visitou o CIVAS, Centro de Infância, Velhice e Acção Social da Senhora da Hora.

Esta visita insere-se na auscultação do partido de instituições que prestam apoios sociais, nomeadamente aos mais idosos. 

Os deputados e dirigentes do Bloco foram recebidos pelo presidente desta IPSS, Guilherme Vilaverde, que se prontificou a prestar os esclarecimentos pedidos pelos bloquistas.

Esta instituição estende-se por três polos de intervenção, um destinado ao apoio à infância, com creche e jardim-de-infância, para além da chamada creche familiar, composta por doze amas que cuidam cada uma até 4 crianças. O centro de dia  que presta apoio aos idosos que ali passam parte do dia, para além de centralizar e prestação de serviços domiciliário a cerca de cinquenta idosos. Possui ainda uma residência geriátrica, para cinquenta idosos, alguns em adiantado estado de dependência.

 A sustentabilidade financeira do CIVAS é assegurada em 60% pela Segurança Social e 40% pelos próprios utentes, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia colaboram com subsídios ocasionais, para obras e remodelações.

Foram abordadas várias questões, como o facto de a institucionalização dos idosos nem sempre constituir a melhor resposta, por outro lado, o alargamento da rede d unidades de cuidados continuados ser indispensável para colmatar muitas das dificuldades

O trabalho do CIVAS tem procurado diversificar as respostas, dentro do quadro actual, tentando uma maior relação entre técnicas de acção social, apoio domiciliário, centro do dia e uma interacção entre gerações dos utentes destes serviços.

Os bloquistas tiveram ocasião de visitar as instalações e de contactar com utentes e com o pessoal técnico e administrativo que mantem o funcionamento deste importante centro de apoio social de Matosinhos.  

CAM