Share |

Saudação ao 25 de Abril

Ernesto Magalhães
Ernesto Magalhães

O Bloco de Esquerda de Matosinhos saúda vivamente o 46º. Aniversário do 25 de Abril de 74 como o dia da Liberdade e da Esperança que permitiu a conquista da Democracia pelo povo português.

Este ano as comemorações estão sujeitas a contingências pela crise sanitária  que vivemos provocada  pela  COVID-19, mas a democracia não foi  suspensa e essa é uma constatação a ser assumida por todos os democratas, no respeito pelas medidas de confinamento impostas pelas autoridades de saúde, para o bem de cada um e salvaguarda de todos.

O Bloco de Esquerda não pode deixar passar esta oportunidade sem saudar e manifestar a sua solidariedade com todos os que contribuem para a luta contra a pandemia, médicos, enfermeiros e auxiliares, mas também os agentes da autoridade e uma enorme cadeia de trabalhadores que sem os quais o país não poderia prosseguir.

Queremos, igualmente, saudar a abnegação dos serviços públicos do Estado Social, nomeadamente o Serviço Nacional de Saúde, cujos trabalhadores,  à custa de sacrifico pessoal, conseguiram erguer uma resposta que parecia impossível, dado o desinvestimento sofrido por este serviço essencial, sem o qual as consequências teriam sido bem mais gravosas.

Mas muito há ainda por fazer.

Um sector social que deve merecer a maior atenção por parte das autoridades autárquicas é o das pessoas de idade,  que vivem confinados em lares, muitos dos quais em grandes dificuldades e nenhumas condições em termos de alojamento e de pessoal técnico. Esta situação tornou-se mais visível nesta crise sanitária e já levou à morte de muitos idosos, alguns no nosso concelho.

Alias, Matosinhos é um dos concelhos com elevado número de infectados, o que vai obrigar a que os autarcas locais devam rever as políticas públicas de prevenção e de apoio social aos cidadãos.

A crise sanitária trouxe consequências graves e profundas com o aumento do desemprego e o fecho de empresas  com  os consequentes problemas sociais que isso engloba, por isso impõe-se um programa social que minimize esta situação para evitar o seu alargamento e prolongamento no tempo.

Esta crise confronta-nos também em termos de valores, do respeito pelos outros, de respeito pela natureza e pelos animais e trouxe-nos a necessidade de viver de forma mais simples e sem consumismos absurdos.

Com o 25 de Abril a sociedade portuguesa conquistou o direito a decidir o seu futuro de forma democrática e nas últimas eleições legislativas o povo ratificou essa decisão.

Não aceitaremos que alguns procurem subverter por via antidemocrática a escolha do povo, usem os subterfúgios que usarem.

Neste momento impõe-se o confinamento dos cidadãos, resguardando-nos da propagação do vírus, mas a democracia de Abril está viva e actuante.  Assim deverá continuar.

Viva o 25 De Abril.

 

O Grupo Autárquico do Bloco de Esquerda na

Assembleia Municipal de Matosinhos