Bloco faz aprovar Voto Solidário para com os Trabalhadores da EFACEC na AM

Piquete de Greve da EFACEC na Arroteia em 9/04/2018

O Bloco de Esquerda de Matosinhos apresentou, na última assembleia municipal, através dos seus eleitos, um voto de solidariedade para com os trabalhadores da EFACEC, particularmente aqueles que laboram na unidade industrial deste concelho, cujas lutas, perante a iminência de um despedimento coletivo, têm sido objeto de preocupação tanto ao nível local como ao nível nacional.

Os bloquistas de Matosinhos manifestaram-se, uma vez mais, contra a precariedade, alimentada pelas empresas locais, e contra o assédio moral de que são vítimas os seus trabalhadores, designadamente aqueles que são considerados “incómodos” - ativistas ou sindicalistas -, como parece ser exemplo a atual lista de nomes que serve como base para exercer pressão sobre os seus profissionais e negociar acordos dúbios de rescisão.

Os deputados do Bloco reiteraram, igualmente, a sua defesa em prol do vínculo laboral,  da equidade e da justiça social, nomeadamente a sua indignação contra qualquer tipo de utilização abusiva e discriminatória de estatutos especiais, face à recente prorrogação da EFACEC do seu “Estatuto de Empresa em Restruturação”, ainda que, nos últimos dois  anos, tenha apresentado lucros inequívocos, de 4,3 milhões e 8 milhões, em 2016 e 2017 respetivamente.

Aos trabalhadores da EFACEC, alguns dos quais presentes nesta sessão, o grupo municipal do Bloco de Esquerda expressou a sua solidariedade e prometeu que continuará atento a estas e outras manobras, mais ou menos encapotadas, de despedimento coletivo, designadamente no concelho de Matosinhos, muitas das quais indevidamente escrutinadas pelas instâncias superiores, e que condenam os seus trabalhadores à instabilidade laboral e a uma forte vulnerabilidade no seu local de trabalho.

Este voto de solidariedade contou com o apoio da esmagadora maioria de deputados municipais (33 votos dos 37 possíveis) e com 4 abstenções dos eleitos pelo PPD/PSD, cujos deputados alegaram, de forma imprudente, desconhecer com profundidade o conteúdo daquela reivindicação.