BE Matosinhos contra a intenção da reutilização de Glifosato no Concelho

in www.cm-matosinhos.pt

Os membros da assembleia municipal do Bloco de Esquerda de Matosinhos lançaram a discussão na última reunião da assembleia municipal, realizada no dia 19 de abril, sobre a intenção do executivo camarário retomar a utilização do herbicida roundup,cujo principal componente ativo é o conhecido glifosato, na limpeza dos espaços públicos e vias de comunicação deste concelho.

A decisão do Executivo teve por base a aprovação pela Comissão Europeia da sua reutilização em espaço europeu e a inexistência de alternativas viáveis que fossem economicamente sustentáveis. Porém, no entender dos deputados  municipais  do Bloco de Esquerda, as razões que tinham levado à suspensão da utilização desse herbicida pelos serviços camarários, dois anos antes, precisamente em 2016, continuam a manter-se inalteráveis, pelo que não aceitam a sobrevalorização das questões puramente economicistas em detrimento de questões de saúde pública e da salvaguarda dos interesses da população local.

Durante um debate aceso, que contou com a intervenção de vários deputados de todas as bancadas, os bloquistas apresentaram esses mesmos argumentos e reiteraram que a Câmara Municipal de Matosinhos tem a obrigação legal de continuar a esgotar todos os meios previstos na lei, antes de voltar a utilizar este tipo de herbicida. Acrescentaram, ainda, que as divergências de opinião evidentes, nessa e noutras discussões públicas, ao nível local e ao nível da política internacional, deveriam ser fundamento mais do que suficiente para uma decisão consciente e assertiva da não utilização de glifosato.

Neste sentido, os representantes municipais do Bloco de Esquerda propuseram às restantes bancadas que aprovassem uma recomendação ao executivo camarário, com o intuito de reverter a sua recente deliberação quanto à reutilização deste herbicida na limpeza dos espaços públicos do concelho de Matosinhos. Esta recomendação foi aprovada por maioria com 18 votos a favor, 17 contra e com duas abstenções da CDU. O Bloco de Esquerda contou com os votos favoráveis dos eleitos pelo Grupo de Cidadãos Independentes Narciso Miranda Por Matosinhos, do Movimento de Cidadãos António Parada Sim!, do PPD/PSD, do PAN  e com o voto do cidadão independente.